Todos os seres vivos necessitam de alimentos para sobreviver, porém muitos comem errado, o que acaba gerando problemas de saúde como doenças, deficiência de nutrientes, alterações no humor, na disposição...
Hoje em dia existem muitas dietas disponíveis na mídia, e muitas até emagrecem, porém a manutenção e sustentação deste peso é o mais difícil, pois geralmente estas dietas são radicais, com muitas restrições e não se consegue seguir por muito tempo, e logo quando acaba a dieta o peso retorno ao inicial ou até aumenta mais ainda. O ideal para uma boa alimentação, emagrecer e manter o peso com saúde é aprender a comer, uma vez aprendendo a comer não ficamos naquele famoso “efeito sanfona”, pois a mudança já foi feita e o principal é que a mudança foi feita dentro de nós, na nossa cabeça.
Para melhorar seus hábitos alimentares e sua qualidade de vida, faça algumas mudanças no seu dia a dia como: comer a cada 3h, tomar no mínimo 2L de água por dia, evitar doces e frituras, mastigar muito bem os alimentos, preferir os alimentos integrais, não comer por gula, compulsão ou impulso, não descontar os sentimentos na comida, comer somente o necessário...
Devido à falta de tempo e ao grande número de produtos que contém conservantes, aditivos, somando com o estresse e desgaste diário, a maior parte da população acaba sofrendo de alguma deficiência nutricional, neste caso é necessário uma suplementação, para corrigir os erros da alimentação, contemplando assim todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) e micronutrientes (ferro, cálcio, zinco, complexo B,...).
Os atletas e esportistas tem um desgaste grande, é um grupo onde é necessário ficar atento para avaliar a necessidade de suplementação, porém é muito importante analisar muito bem caso a caso para não suplementar sem necessidade, para isso é necessário uma avaliação de um profissional, geralmente um nutricionista, não tome suplementos sem uma avaliação prévia de um profissional.
Texto escrito pela Nutricionista Fernanda Ferreira Corrêa
(email para contato fernandafcorrea@bol.com.br)